Mais Peruibe

Cidadão

Turismo de base comunitária e Economia Solidária são temas de curso

A Prefeitura de Peruíbe realizará um curso de Economia Solidária e Turismo de Base Comunitária.

O Curso Economia Solidária e Turismo de Base Comunitária aborda temas com Conceito de Economia Solidária, Turismo de Base Comunitária, Finanças Solidária, Cooperativismo e Reciclagem, Recepção Turística e Precificação, Cases de Economia Solidária e Turismo de Base Comunitária (TBC) como da Aldeia Tabaçú e da Cooperativa de Construção do Marco Regulatório da Economia Solidária de Peruíbe.

O curso, realizado pela Prefeitura de Peruíbe em parceria com o Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista com a ação e participação do Newton Rodrigues, com apoio da Câmara Municipal e da CATI, conta com 75 inscritos (artesãos, agricultores familiares, músicos, artistas plásticos, profissionais da cadeia do turismo, mulheres produtoras e membros de comunidades tradicionais entre outros), um corpo docente bastante experiente e é parte de um processo de organização da comunidade para evoluirmos nas ações de práticas sustentáveis, associativismo e geração de renda.
A Economia Solidária tem como princípio a autogestão, a solidariedade, o reconhecimento e valorização dos saberes tradicionais. É uma estratégia de Desenvolvimento Sustentáveis propondo ações que garantam as condições de vida no planeta, sem degradar o meio ambiente e respeitando os ciclos da natureza.

As inscrições são gratuitas, porém limitadas. O local de inscrição é o ‘Sebrae Aqui Peruíbe’, que fica localizado na Rua Jaçanã, 31, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h30. O curso será realizado na Câmara Municipal, das 14h às 16h30.

Confira a programação:

Programação:

12-03 – O que é economia solidária – palestrante: Newton José Rodrigues da Silva (CATI)

19-03 – Turismo de Base Comunitária – Palestrante: Davis Gruber Sansolo (UNESP)

26-03 – Finanças Solidárias – Palestrantes: Dimas Alcides (CIRIEC) e Dirval Cruz (FOPES)

02-04 – Cooperativismo e Materiais Recicláveis – Palestrante: Marcelo Mello (COOPERBEN)

09-04 – Mulheres e Ecosol: O caso da lavanderia 8 de Março – Palestrante: Márcia Reis (Prefeitura de Santos e EcoSol Mulher)

16-04 – Recepção de Visitantes e Precificação em TBC – Palestrantes: Eduardo Ribas (Prefeitura de Peruíbe) e Vanessa Cordeiro (Fundação Floresta)

23-04 – Associativismo e Cooperativismo – Palestrante: Flávio Rizi (CATI)

30-04 – Cooperativa de Trabalho de Professores: o caso da cipó educação – Palestrante: Alcielle dos Santos (Cipó Educação e EcoSol Mulher)

07-05 – TBC na Aldeia Tubuaçu – Palestrante: Miriam Diná dos Santos – Itamirim (Aldeia Tabaçu)

14-05 – Encerramento: oficina de construção – Assunto: proposta de Legislação Municipal de ECOSOL.

Comentários

Recomendados

Mais Peruíbe - Tudo que você quer e muito mais.

Copyright © 2016 Mais Peruibe

Sobe