Mais Peruibe

Notícias

Após 4 anos a sala de Raio X do UPA volta a funcionar

A Prefeitura de Peruíbe reiniciou hoje, 06/09, a operação da Sala de Raio X no UPA, que há mais de quatro anos encontrava-se interditada pela Vigilância Sanitária do Estado, e pelo Ministério Público, devido irregularidades apontadas na época.

A partir de hoje, o município passará a contar com duas salas de radiologia, uma no AME para atendimento ambulatorial, com horário de funcionamento das 09h00 às 13h00. Já o horário de funcionamento da sala de radiologia da UPA, será de 24 horas.

A Sala de Raio-X da UPA passou pelas reformas e adequações legais necessárias. As paredes foram baritadas e instaladas portas de chumbo. Foi realizado o laudo radiométrico, troca da fiação interna, reforma e manutenção do equipamento da marca Philips, contratação da reveladora digital, instalação de ar condicionado, aquisição de equipamentos de proteção, como coletes de proteção radioativa, luvas, óculos, protetor para gestantes, protetor cervical e protetor gonodal, contratação para fornecimento de dosímetros. Além da indicação da funcionária Lara Stungis, como Supervisora e Responsável Técnica da sala, devidamente registrada no Conselho Regional de Radiologia.

A Sala de Raio-X da UPA, passou por rigorosa vistoria técnica, na qual foi emitido laudo radiométrico favorável à abertura da sala. Foi objeto de monitoração as áreas adjuntas a sala de Raio-X, e os locais de permanência do operador do equipamento. Todos os equipamentos de segurança e proteção radiométrica foram devidamente vistoriados. Foi emitido Certificado de Controle de Qualidade, número TRCQM: 19097/05/2019, tornando, assim, a sala de Radiologia da UPA, totalmente apta ao funcionamento.

A fim de adequar a UPA ao processo de digitalização do Raio-X, foram instalados 14 novos computadores em toda unidade, visando, também, ao Prontuário Eletrônico, que em breve estará em uso.

Os Médicos da UPA e os técnicos em Radiologia foram devidamente treinados para o uso e manipulação das imagens digitalizadas.

Além da abertura e adequação legal da sala, comemoramos, também, um grande avanço, a Radiologia Digital, que possui inúmeras vantagens em relação a convencional. Algumas dessas vantagens são:

• Redução da radiação:

A frequente exposição aos raios X pode ser prejudicial à saúde, principalmente nos casos de repetição de exames. Como uma alternativa a isso, o sistema digital reduz em até 90% a dose de radiação utilizada em comparação ao convencional.

• Melhor interpretação da imagem:

Um dos maiores diferenciais do sistema digital é a alta qualidade da imagem e a possibilidade de tratá-la com software específico. Ajustar brilho e contraste em casos de radiografias sub ou superexpostas, converter em negativo/positivo e ampliar a imagem, por exemplo, garantem uma interpretação mais detalhada e precisa.

• Agilidade no processamento radiográfico:

Equipamentos de radiografia digital são facilmente operados devido à sua objetividade e simplicidade. O processo convencional leva em média de 10 a 15 minutos para exames de filmes simples. Já no digital, o período desde a captura da imagem até sua exibição no monitor dura em média 5 segundos, agilizando também o processo de interpretação, comparação e obtenção de cópias.

• Benefício ao meio ambiente:

O método convencional, diferentemente do digital, exige a utilização de produtos químicos durante o processamento das imagens que, entre outras desvantagens, são tóxicos ao meio ambiente.

• Melhoria na comunicação:

A imagem é exibida em um monitor, portanto, não precisa ser exposta à luz, e pode ser ampliada com zoom para exibir detalhes aos pacientes. Além disso, hoje em dia os exames podem ser feitos e disponibilizados online, o que oferece melhoria ainda maior na comunicação entre profissionais e seus pacientes.

• Segurança no arquivamento de imagens:

As imagens salvas no computador podem ser guardadas na nuvem, o que descarta a necessidade de reservar armários e envelopes para arquivá-las, HDs externos para backup ou computadores com maior capacidade de armazenamento, além, é claro, de garantir a segurança dos arquivos e permitir que sejam acessados por outros profissionais de qualquer lugar.

Comentários

Recomendados

Mais Peruíbe - Tudo que você quer e muito mais.

Copyright © 2016 Mais Peruibe

Sobe