Um abalo sísmico atingiu a região da baixada santista e Vale do Ribeira na manhã desta sexta feira. A Defesa Civil de São Paulo confirmou dois abalos. Os tremores iniciaram por volta das 8h20 e duraram cerca de 6 segundos. A intensidade medida foi de 4,9 graus e, segundo informações apuradas, o epicentro pode ter sido na cidade de Miracatú.
Natali Silva, moradora de Peruíbe, do Bairro Jardim Itatins, relatou ter sentido o tremor por volta das 8h22 e e logo viu o alerta de terremoto enviado pelo celular. “O barulho foi grande e a casa toda tremeu”.
“Parecia que um caminhão grande e pesado passava pela rua, mas o que diferenciou foi o barulho alto e constante”, disse a moradora.
Durante toda a manhã pipocaram relatos nas redes sociais sobre o terremoto. Muitos não sabiam direito o que havia acontecido e perguntavam o que teria sido o barulho e o tremor.
A região já havia sentido um tremor de terra anteriormente 14 anos atrás, quando um tremor de magnitude também de cerca de 5 graus atingiu a região.
Segundo o pesquisador Allaoua Saadi, do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Brasil está inserido no centro da placa da América do Sul, em um região classificada como sendo estável tectonicamente. Por isso, por aqui não são esperados terremotos devastadores como acontecem no Japão e Chile com magnitudes acima de 8,0 pontos por exemplo.
“Contudo, nosso país sofre uma compressão causada a leste pela Placa Africana e a oeste pela Placa de Nazca, e são principalmente esses esforços que acabam funcionando como gatilho para os tremores que acontecem no país afora.