Vivência na Aldeia – Bioconstrução e Tradições Indígenas
Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, na Comunidade Awa Porungawa Dju estaremos convivendo de forma cooperativa, aprendendo e trocando experiências sobre Bioconstrução e Tradições Indígenas.
Agora é a hora de cuidarmos da escola da aldeia. A escola, que foi construída com bambus, está precisando de reformas e a técnica escolhida foi o bambu a pique, uma técnica adaptada do pau a pique.
Serão momentos de troca e vivências onde deixaremos de lado um pouco da nossa rotina e viveremos com os pés no chão, com as mãos na terra, sentindo a natureza ao nosso redor, convivendo com a comunidade, aprendendo, ensinando e construindo um outro modo de vida.
A Comunidade Awa Porungawa Dju está localizada na reserva Indígena Piaçaguera. de frente a praia, cercada por uma bela paisagem composta pela Mata de Restinga, Serra do Mar e a Mata Atlântica.
CONTEÚDO
– Canto e dança
– Trilha para reconhecimento de ervas medicinais
– Bioconstrução:
– Manejo e retirada de bambu
– Construção de paredes de bambu a pique da escola (vamos pisar no barro?)
– Brincadeiras indigenas para crianças
– Historia ao pé do fogo (roda ao redor da fogueira)
– Banhos e massagens com ervas
– Iniciação a sobrevivência na mata
E pode levar criança? Pode, na verdade, deve! Na aldeia as crianças são livres, brincam com os pés no chão e deixam a imaginação florescer. durante a vivência teremos momentos de brincadeiras indigenas envolvendo todas as crianças.
Claro que, durante todo este processo estaremos convivendo com a comunidade,conhecendo sua cultura, suas tradições, seus cantos, mesclando com diversas atividades, nadando no mar, se divertindo e colocando em prática um outro modo de vida, compartilhando e convivendo na mata com respeito às pessoas, animais e o ambiente que nos cercam, apoio mútuo, compartilhando tarefas e gerindo a Vivência na Aldeia!!
Nos vemos na Aldeia!
Detalhes do curso:
Data: 16, 17 e 18 de novembro de 2018
Horário: Início as 10:00 horas do dia 16 de novembro e término as 15:00 horas do dia 18 de novembro.
Local: Aldeia Awa Prungawa Dju – Peruíbe/SP (enviaremos o mapa após inscrição)