Uma equipe de cientistas israelenses acredita que a cura do câncer está para ser alcançada, com otimismo, em um ano.  Mas  pelo menos um especialista nos Estados Unidos questionou a legitimidade  da cura e disse que é mais provável que seja apenas mais uma alegação  sobre uma lista de “falsas promessas irresponsáveis e cruéis” para  pacientes com câncer.  
  “Claro,  a cura do câncer é o objetivo de todos que vêm trabalhar todos os dias  em um centro de câncer – e se essa empresa, de fato, curar o câncer,  eles terão meus parabéns e agradecimentos”, o Dr. Ben Neel, diretor de O  Perlmutter Cancer Center da NYU Langone Health, disse à Fox News por  e-mail.  “Mas  o câncer é de múltiplas doenças, e é altamente improvável que esta  empresa tenha encontrado uma ‘cura’ para o câncer mais do que uma única  cura para infecções.”   A  empresa, Accelerated Evolution Biotechnologies Ltd. (AEBi), descreveu o  tratamento, MuTaTo, como comparável a um antibiótico de câncer que usa  uma abordagem multifacetada semelhante ao tratamento dado a pacientes  com HIV.  A equipe disse ao Post  que seu tratamento é uma abordagem multi-direcionada que usa uma  combinação de vários peptídeos para cada célula cancerosa, eliminando a  chance de ser evitada por uma mutação.  

  “Acreditamos que ofereceremos em um ano uma cura completa para o câncer”, disse Dan1 Aridor, da AEBi, ao Jerusalem Post.   O  diretor-executivo da empresa, Dr. Ilan Morad, disse que a MuTaTo também  trabalha para atingir as células-tronco cancerosas, eliminando a chance  de recorrência, com a Aridor afirmando que será eficaz desde o primeiro  dia, e causará “nenhum ou poucos efeitos colaterais”. custo muito menor  do que a maioria dos outros tratamentos “.  
   “Nossa solução será genérica e pessoal”, disse Aridor. 
O tratamento ainda não foi testado em humanos, embora a Aridor tenha mostrado sucesso em testes com camundongos e esteja se aproximando do estágio do teste clínico.

