O avanço de um ciclone extratropical pelo litoral sul do Brasil deverá deixar a baixada santista em alerta de maré alta durante toda a semana, com previsão de picos de ondas entre 2,4 e 3 metros na quarta (8) e na quinta (9).
O ciclone extratropical se organizou sobre o mar, entre o litoral do Rio Grande do Sul e o Uruguai e provocou ventania em vários locais do Sul do Brasil. Na manhã da sexta-feira, 3 de abril, as rajadas mais intensas passaram dos 120 km/h no litoral sul de Santa Catarina.
Associada ao ciclone, uma frente fria deverá provocar chuvas moderadas e intensas em algumas áreas da região sudeste, com especial atenção ao litoral e vale do ribeira. Os níveis esperados de chuvas devem ficar entre 35mm e 45mm, no entanto a ocorrência de pancadas mais fortes em algumas regiões associadas à maré elevada sugerem estado de atenção para alagamentos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/m/x/9dNLUGRrCf1gcmbTehMQ/whatsapp-image-2020-04-04-at-13.14.01-1-.jpeg)
O que fazer em caso de ressaca:
• Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão.
• Proteja embarcações e apetrechos de pesca e maricultura.
O que fazer em caso de mar agitado:
• Evite a navegação e a atividade de pesca.
• Evite banhar-se no mar ou praticar esportes náuticos.
• Evite caminhar ou pedalar na orla, caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.
