Skip to content
Mais Peruibe

Mais Peruibe

Notícias e informações sobre a cidade de Peruíbe, São Paulo.

  • Cidade de Peruíbe
  • Notícias
  • Turismo
    • Locais Turísticos
    • Hospedagem em Peruíbe
    • Imagens Históricas
  • Fale Conosco

Últimas

Nova concessão no Litoral Sul só poderá cobrar motoristas após entrega de marginais na SP-055

Festa de Iguape 2025: Tradição, Fé e Cultura Caiçara no Sul do Brasil

Peruíbe é Homologada no Mapa do Turismo Brasileiro 2025: Reconhecimento Fortalece o Turismo na Região

Manguezais paulistas ganham destaque em estudo pioneiro sobre clima e poluição

Ruínas do Abarebebê: História Viva em Peruíbe Recebe Visitação Guiada em Julho

Barra do Una celebra a 24ª Festa da Tainha com música, cultura caiçara e sabores do mar

XVIII Festival Gastronômico de Peruíbe: uma celebração de sabores, cultura e identidade

Cartório que atende Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo tem nova sede para atendimento ao eleitor

Fim de semana tem programação com cultura, meio ambiente, esporte e tradição popular

Ilha Comprida recebe edição especial do Empreendatur em 21 de junho

 
  • Home
  • 2021
  • fevereiro
  • No maior vazamento de dados do mundo, 224 milhões de brasileiros foram expostos na internet.
  • Imóveis

No maior vazamento de dados do mundo, 224 milhões de brasileiros foram expostos na internet.

On 5 anos Ago
sidney

Dados pessoais de mais de 223 milhões de brasileiros foram vazados e estão aparecendo em fóruns usados por criminosos digitais. 

São dois pacotes de dados separados. Um deles está em livre circulação na internet e disponível para download com dados de veículos e informações limitadas de cada número do CPF, está em livre circulação na internet e disponível para download.

Já o outro vazamento é muito mais abrangente e está com distribuição limitada. Nesse segundo pacote há dados de escolaridade, benefícios do INSS e programas sociais (como o Bolsa Família), renda e score de crédito (que estima se uma pessoa é um bom pagador).

Só é possível a compra de trechos desses pacotes de dados, não é possível obter o pacote na íntegra. Para comprovar a autenticidade da oferta, os criminosos publicaram arquivos de “exemplo” com mil amostras de cada tipo de informação.

O número de cadastros no pacote supera a população brasileira (estimada em 212 milhões). Isso é possível porque os dados incluem CPFs de pessoas falecidas.

Não há, por outro lado, CPFs de pessoas nascidas em 2020 e não é possível afirmar que todas as pessoas nascidas antes de 2019 foram expostas.

Ainda há um terceiro pacote de dados à venda com informações sobre empresas, incluindo as mesmas informações atreladas ao CPF.

Dados podem ter origem em empresas

Muitas ofertas de dados publicadas por criminosos indicam a fonte da informação ou, ao menos, um tipo de fonte (“uma seguradora” ou “um banco”, por exemplo). Nesse caso, não há indicação de uma fonte específica.

Parte das informações fazem referência a empresas ou serviços, mas não é possível afirmar se esses dados realmente foram retirados das empresas mencionadas.

É possível que o pacote tenha sido consolidado a partir de diversas fontes, incluindo outros vazamentos anteriores.

Ao longo dos anos, diversas informações pessoais de brasileiros têm circulado inclusive entre empresas que, sem ter obrigação de proteger estes dados, decidiram acumulá-las. Apenas a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) , que entrou em vigor em 2019, começou a responsabilizar empresas pelos dados que elas guardam de brasileiros. Contudo, as multas previstas na lei ainda não estão sendo aplicadas.

Pacotes divulgados abertamente

Alguns arquivos, aparentemente ligados ao mesmo pacote de vazamento, estão sendo distribuídos abertamente na internet.

O blog Segurança Digital conseguiu acesso a esses arquivos e verificou que, embora não seja possível afirmar que todas as informações sejam verdadeiras, muitas delas estão corretas.

Os seguintes arquivos estão em circulação:

  • Um arquivo de 14 GB com dados básicos referentes a 223 milhões de CPFs. As informações que constam neste arquivo são: nome, sexo e data de nascimento. As informações só incluem pessoas nascidas até 2019.
  • Um arquivo semelhante ao primeiro, mas com dados do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Em vez do nome das pessoas está o nome da empresa e, no lugar data de nascimento, consta a data de abertura do CNPJ. Essas informações são públicas – a Receita Federal permite consultar diversos dados referentes aos números de CNPJ.
  • Uma tabela de 23 GB com dados de veículos. Os dados neste arquivo estão aparentemente limitados ao ano de 2007.
  • Uma tabela de 37 colunas com os mesmos 223 milhões de CPFs que serve de referência para saber quais dados estão disponíveis nos 37 pacotes que foram colocados à venda.

Há 37 pacotes

O conjunto que está sendo vendido por criminosos é formado por 37 pacotes, mas nem todos os CPFs aparecem em todos eles. Ou seja, algumas informações que estão disponíveis para um CPF podem não estar disponíveis para outros.

Esses 37 arquivos incluem as seguintes informações:

  • Dados básicos relativos ao CPF (os mesmos já inclusos no arquivo público, como nome, data de nascimento e endereço)
  • Endereços
  • Fotos de rosto
  • Score de crédito, renda, cheques sem fundo e outras informações financeiras
  • Imposto de renda de pessoa física
  • Dados cadastrais de serviços de telefonia
  • Escolaridade
  • Benefícios do INSS
  • Dados relativos a servidores públicos
  • Informações do LinkedIn

Muitas das informações oferecidas não são públicas, mas algumas delas podem ser obtidas em portais do governo ou a partir de serviços privados.

Informações de servidores públicos, por exemplo, são frequentemente registradas em diários oficiais do governo e nos portais de transparência. Esses dados podem ser “raspados” para formar bancos de dados como estes que estão sendo oferecidos.

Em outras palavras, embora os dados já sejam públicos, é possível que criminosos ou empresas tenham se dado ao trabalho de copiá-los fontes oficiais e organizá-los com o intuito de facilitar operações de marketing e crédito (no caso de empresas) ou fraudes (no caso de criminosos).

Isso também vale para o LinkedIn (as informações ficam públicas nos perfis) e certas informações de crédito, pois há serviços que permitem consultar CPFs para saber se uma pessoa específica é um bom pagador. Além disso, fotos podem ser obtidas em redes sociais.

In ImóveisIn dados vazados , lgpd , segurança , vazamento de dados

Navegação de Post

Fase Vermelha – Peruíbe terá praias com restrições em atendimento ao decreto estadual
Primeiro ciclone bomba do ano está em formação sobre o Rio Grande do Sul

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste

  • Imóveis
sidney
On 5 anos Ago

Luiz Maurício toma posse como o primeiro prefeito reeleito da história da cidade

  • Imóveis
On 9 anos Ago

Temporada de inverno agita os bairros com festas juninas e julinas

  • Imóveis
sidney
On 7 anos Ago

Prefeitura de Peruíbe inicia asfalto em ruas da Estância dos Eucaliptos

  • Imóveis
sidney
On 6 anos Ago

3º Festival de Gastronomia Caiçara abre calendário gastronômico em Peruíbe

  • Imóveis
On 10 anos Ago

Prefeitura de Peruíbe promove feira para adoção de animais

  • Imóveis
  • Meio Ambiente
  • Notícias
sidney
On 6 anos Ago

Frente fria gigante traz ventos fortes e muita chuva a partir desta terça

  • Imóveis
On 9 anos Ago

Cerca de noventa jornalistas especializados em turismo visitaram Peruíbe, na quinta-feira (2)

  • Imóveis
sidney
On 5 anos Ago

Peruíbe comemora aniversário com Jota Quest e Xande de Pilares

  • Cidade de Peruíbe
  • Notícias
  • Turismo
  • Fale Conosco
Copyright 2023 |

Adicione APP maisperuibe

+ app