Sidney de Castro Moura – Artigo de análise — 9 de outubro de 2026
A insatisfação que atravessa a Europa e as disputas eleitorais latino-americanas têm um ponto de encontro: a luta para decidir quem governa e a quais interesses os governos respondem. Pressões econômicas, desinformação e influência estrangeira podem reduzir a capacidade dos cidadãos de escolher seus próprios caminhos. A história oferece exemplos documentados desse problema e o direito à desconfiança e a proteção que os estados vêm implementando tem razão de ser.
A tese mais consistente é esta: quando uma eleição pode alterar o alinhamento externo de um país, ela também passa a interessar às potências, e o domínio da narrativa nos meios de comunicação, como amplamente documentado ao longo da história, é a principal arma de apoio aos interesses externos.
Em outubro de 2026, manifestações na Bélgica, na França e em outros países expressam conflitos sobre educação, orçamento e proteção social. Na Espanha, a moradia mobiliza protestos. São movimentos diferentes, com reivindicações próprias, e não uma única “revolta europeia”. O traço comum é a percepção de que decisões políticas e econômicas impõem custos que boa parte da população considera injustos.
A conexão com a América Latina está nessa crise de representação. O descontentamento abre espaço tanto para propostas de transformação social quanto para campanhas que exploram o medo e desacreditam instituições. E a realidade atual demonstra claramente que vulnerabilidades internas podem ser construídas, estimulas e aproveitadas por atores externos.
A experiência latino-americana mostra por que essa preocupação merece atenção. No Chile, o próprio Departamento de Estado dos EUA reconhece que o governo americano financiou a campanha de Eduardo Frei em 1964 e utilizou recursos clandestinos para impedir a eleição de Salvador Allende em 1970. Allende venceu apesar dessas ações. Trata-se de interferência eleitoral comprovada, sem que isso signifique adulteração da contagem de votos.
Na Guatemala, os documentos da operação PBSUCCESS registram objetivos explícitos: remover clandestinamente o governo e instalar outro favorável aos Estados Unidos. Esse planejamento antecedeu a derrubada de Jacobo Árbenz em 1954. O episódio demonstra como a influência externa podia avançar da disputa política para a ruptura institucional.
No Brasil, um telegrama americano de 31 de março de 1964 registra decisões para preparar assistência às forças contrárias a João Goulart: deslocamento naval, combustível e organização de uma remessa de munições. A operação Brother Sam documenta a disposição de Washington de apoiar os adversários do governo brasileiro.
A Europa também integrou essa história. Um documento do Conselho de Segurança Nacional americano, de março de 1948, recomendava medidas para impedir a participação dos comunistas no governo italiano por meios eleitorais. Entre elas estavam pressão sobre a ajuda econômica e campanhas de comunicação. O paralelo é revelador: a preocupação com a orientação geopolítica de um governo podia se sobrepor ao respeito pela escolha de seus eleitores.
Esses antecedentes corroboram a existência de um padrão de intervenções. Não comprovam, isoladamente, uma operação atual, mas, como diz o princípio do pato: se parece com um pato, nada como um pato e grasna como um pato, então provavelmente é um pato.
Em julho de 2025, o governo Trump vinculou expressamente uma medida comercial contra o Brasil ao tratamento judicial de Jair Bolsonaro. A ordem executiva estabeleceu uma tarifa adicional de 40% sobre determinados produtos brasileiros, com exceções, e apresentou a defesa do ex-presidente entre suas justificativas. A medida foi posteriormente modificada. O fato relevante aqui é a vinculação pública entre pressão econômica e uma disputa política brasileira. Interpretar esse episódio como tentativa de constranger decisões soberanas tem fundamento no texto da própria medida.
O debate ganhou um elemento recente. Em 30 de setembro de 2026, a Reuters informou que uma delegação francesa e alemã recebeu, em Brasília, relatos sobre supostas interferências dos EUA e da Rússia na eleição brasileira. A reportagem baseou-se em fontes e documentos e não estabeleceu o efeito dessas ações sobre os votos. As alegações merecem investigação, inclusive quando envolvem potências próximas do Brasil.
É nesse contexto que a multipolarização ganha importância. Entendida como a distribuição de influência entre vários centros de poder, ela pode ampliar as alternativas diplomáticas de países como o Brasil. Também pode multiplicar pressões concorrentes. Ter mais parceiros só produz autonomia quando um país consegue negociar com eles sem subordinar suas instituições.
A eleição de Lula em 2022 favoreceu uma orientação diplomática que busca combinar relações com o Ocidente, cooperação com o Sul Global e reforma da governança internacional. Na presidência brasileira do G20, em 2024, a declaração de líderes incorporou o combate à fome, a transição energética e a reforma das instituições globais. A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foi uma expressão concreta dessa agenda.
A revolta europeia e as disputas latino-americanas revelam, assim, uma tensão comum entre representação democrática, desigualdade e poder internacional. A história comprova que potências interferiram na escolha de governos e apoiaram rupturas institucionais. A tarefa contemporânea é investigar cada caso com o mesmo rigor, proteger a liberdade dos eleitores e transformar a diversidade de parceiros em capacidade real de decisão.
O lugar do Brasil nesse mundo depende tanto de sua diplomacia quanto da força de sua democracia e do seu povo.
