Empregos

Peruíbe inicia programa para impulsionar negócios e fortalecer economia



A Prefeitura de Peruíbe lançou um programa que pretende gerar mais de mil empregos na retomada da economia municipal. Denominado como ‘Peruíbe Negócios’, o programa visa o desenvolvimento local com ações concretas para fortalecimento do empreendedorismo e da economia da cidade, promovendo o aumento da geração de renda, de emprego e, principalmente, de novas oportunidades de negócios, por meio das parcerias com a iniciativa privada.

Serão mais de 50 obras em andamento no Município até dezembro deste ano. Mais de R$ 30 milhões investidos, gerando cerca de 500 empregos de forma direta e 500 indiretamente.

Em parceria com o Sebrae, Senai, Senac, Associação Comercial e Empresarial de Peruíbe (ACEP) e o setor privado, a Prefeitura realizará cursos de formação e capacitação para empreendedores, trabalhadores e empresários locais, visando fomentar a geração de renda no Município, tanto no preenchimento de vagas abertas no mercado de trabalho, como junto às atividades econômicas desenvolvidas na cidade. Além disso, o Governo Municipal também triplicará o número de vagas no Programa Mais Oportunidades.

O Peruíbe Negócios é um projeto completo para impulsionar ações estratégicas de curto, médio e longo prazo em uma cidade que tem como diretrizes cuidar da sua gente, combater as desigualdades e gerar oportunidades.
O programa envolve todas as áreas do Governo, com 13 secretarias municipais integradas. A iniciativa propõe parcerias entre a prefeitura, setor privado e organizações da sociedade civil para implementar projetos de desenvolvimento sustentável, geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população.

ASPECTOS SOCIAIS, DEMOGRÁFICOS E ECONÔMICOS

De acordo com o último censo realizado pelo IBGE em 2010, Peruíbe possui população de 59.773 habitantes. Entretanto, o IBGE estima que a população da cidade pode ter chegado a 69.000 habitantes em 2020. Estudos
apontam a tendência de estabilização entre 70.000 e 80.000 habitantes nos próximos 20 anos. No período de alta temporada, meses de dezembro, janeiro e fevereiro, estima-se que a população média salte para 170 mil pessoas, chegando a picos de 450 mil pessoas.

A economia municipal ainda é fortemente apoiada no turismo, economicamente com o comércio em geral, hotelaria, gastronomia, na construção civil e no empreendedorismo.

SAIBA MAIS

O Peruíbe Negócios pretende o desenvolvimento local com ações concretas que visem fortalecer o empreendedorismo, potencializar a economia da cidade e promover o aumento da geração de renda, de emprego e, principalmente, de novas oportunidades de negócios, por meio de ações do Poder Público e de parcerias com a iniciativa privada. Para isso, o Programa atuará nos seguintes eixos:

Capacitação
A Prefeitura, em parceria com o Sebrae, Senai, Senac, Associação Comercial e Empresarial de Peruíbe (ACEP) e setor privado, realizará cursos de formação e capacitação para empreendedores, trabalhadores e empresários locais, visando fomentar a geração de renda no Município, tanto no preenchimento de vagas abertas no mercado de trabalho, como junto às atividades econômicas desenvolvidas na cidade.

Pacote de investimentos
Medidas de economia e planejamento reuniram condições para que a Prefeitura efetive um grande pacote de investimentos na cidade. Serão mais de 50 obras em andamento no Município até dezembro deste ano. Cerca de R$30 milhões investidos. Gerando cerca de 500 empregos diretos e mais 500 indiretos.

Modernização e simplificação da legislação
O Programa Peruíbe Negócios visa atrair investidores e investimentos para a cidade oferecendo um conjunto de normas e leis mais modernas e possíveis incentivos fiscais. Para isso, serão necessárias revisões da legislação municipal de planejamento urbano e legislação tributária, especificamente o Plano Diretor, Código Tributário Municipal, Código de Obras e Código de Posturas Municipais. Também será encaminhada a implementação de legislações como a Lei Geral da Micro Empresa, a Lei de Liberdade Econômica Municipal, entre outras.

Parcerias com o setor privado
Lançamento de editais de concessão e parcerias público-privada (PPPs) nos setores de turismo (marina, teleférico e parques municipais), meio ambiente (coleta seletiva e reciclagem), aterro sanitário e habitação.

Linhas de crédito
A prefeitura viabilizará apoio a empresários e empreendedores em busca de financiamentos para ampliar ou modernizar o seu negócio, por meio de linhas de crédito mais favoráveis.

Programa Mais Oportunidades
Importante programa de combate ao desemprego no Município e que busca qualificação profissional e renda para cidadãos desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social será triplicado, passando de 40 para 120 trabalhadores em junho. O edital será publicado já no próximo mês.

Estágio e Jovem Aprendiz na Prefeitura
O programa também visa dar condições de aprendizagem aos nossos jovens e estudantes, aumentando o número de estagiários e implantando o Programa Jovem Aprendiz. Atualmente a Prefeitura contrata cerca de 300 estagiários. Esse número será aumentado em 30%, passando para quase 400.

Lançamento de editais de PPPs
Serão lançados ainda neste semestre três editais de estudo de viabilidade em projetos da cidade. Teleférico, Marina e Aterro Sanitário. Outros serão lançados no segundo semestre, nas áreas de habitação e meio ambiente.

Curso de licitações
A Prefeitura, em parceria com o Sebrae, oferecerá curso de compras públicas aos servidores municipais e aos empresários locais. O primeiro módulo iniciará ainda neste mês de maio.

Nomeação de comissão para tratar de revisão das legislações
O processo de revisão da legislação municipal será feito por meio de comissão formada por funcionários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil. A nomeação desta comissão será feita ainda neste mês de maio.

Mais Peruíbe - Tudo que você quer e muito mais.

Copyright © 2021 Mais Peruibe

Sobe