Eventos

Banda Municipal de Peruíbe completa 60 anos com concerto especial

Tradição na cidade, a Banda Municipal já conquistou nove títulos nacionais e 11 estaduais.


A Banda Municipal de Peruíbe completa nesta sexta-feira (11) seis décadas de existência e a Prefeitura da cidade realizou na noite desta quinta-feira (9) um Concerto Especial em comemoração aos 60 anos de sua criação. A apresentação aconteceu na Paróquia São João Batista, no centro da cidade.
O evento contou com a presença de autoridades da região que falaram sobre a importância do trabalho do grupo e a sua representatividade.


Ao parabenizar os integrantes da Banda e todos os envolvidos no projeto, o prefeito Luiz Mauricio destacou o trabalho da gestora da Escola Municipal de Música, maestrina Elizete da Silva Pires, do coordenador artístico e musical da Escola, maestro Sergio Luiz da Silva e da regente da Banda, maestrina Fabiana Fonseca. “Conduzem com maestria a Escola Livre de Música e a Banda Musical. Um projeto tão importante e tão tradicional da nossa cidade”.
Ele lembrou que quando criança assistia todos os sábados a apresentação da Banda na praça. “Era uma grande tradição da nossa cidade e desde então eu dizia que um dia seria prefeito. Em 2016 fui eleito a primeira vez e fiz questão de trabalhar para resgatar essa tradição de tantas décadas”.

Neste sentido, ele citou a importância do envolvimento de setores como a Associação de Pais, Alunos, Mestres e Amigos (APAMA), da Câmara Municipal e do Rotary Club. “Uma grande parceria de várias mãos, para que a gente pudesse chegar no dia de hoje com um projeto ainda melhor”. 

Um dos avanços neste sentido foi o Programa ‘Bolsa Incentivo a Banda’, de autoria da Prefeitura e aprovado pelo Legislativo em 2019, que passou a beneficiar dezenas de alunos da Escola Livre de Música com uma remuneração no formato bolsa-auxílio. “Era uma justa solicitação de décadas. E avançando por meio do diálogo com a Câmara, e com os pais dos alunos, conseguimos êxito para finalmente concretizar essa conquista’.


A Escola Livre de Música conta com 318 alunos e a Prefeitura também possui mais de 900 alunos envolvidos no projeto Arte Para Todos. “São aproximadamente 1.200 alunos inseridos nesse programa tão importante para o nosso município, fortalecendo uma tradição da cultura peruibense, que é a sua música. Estamos muito orgulhosos em ver essa tradição sendo resgatada e valorizada dia a dia no nosso município”, concluiu o prefeito.

Para a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Cynthia Riggo, a noite foi de muita emoção. “São 60 anos de uma história que foi escrita por muitas mãos e hoje somos gratos em poder celebrar esse momento. Como fiz parte da Banda como aluna e como coordenadora, o sentimento é de pura gratidão em ter o privilégio de viver tudo isso”.
A Banda já conquistou diversos prêmios, dentre eles, nove títulos em campeonatos nacionais e 11 títulos em campeonatos estaduais. O grupo é composto por jovens com idades entre 12 e 27 anos e recentemente também conquistou o primeiro lugar no 3º Laboratório Musical Sol Maior Festival (LAMUSOM), aberto a todo país.

Ao longo das décadas, a Banda Municipal de Peruíbe despertou o interesse pela profissionalização na área de música em muitos de seus alunos, que atuam em diversos centros acadêmicos, orquestras, bandas escolares, entre outras atividades, dentro e fora do país.

(Fotos: Divulgação / Prefeitura de Peruíbe)

Mais Peruíbe - Tudo que você quer e muito mais.

Copyright © 2021 Mais Peruibe

Sobe