Em reunião temática ocorrida em Peruíbe, o Codivar (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul), discutiu, nesta segunda-feira (15), a reativação do transporte de passageiros e implantação de uma linha turística. A proposta foi o principal assunto da reunião que tratou do projeto de turismo regional, e foi liderada pelo deputado federal João Paulo Tavares Papa (PSDB).
Durante o encontro definiu-se que as prefeituras das cinco cidades (Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo) participantes do consórcio deverão iniciar conjuntamente um processo junto ao governo do Estado que objetivaria a implantação de uma linha férrea turística tracionada por uma antiga Maria Fumaça, e o transporte de passageiros sobre trilhos ligando os cinco municípios.
Além do deputado Papa e das cidades, o encontro contou com especialistas e integrantes da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), com o Prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício (PSDB) e ainda com o vice-prefeito de Mongaguá, Márcio Melo Gomes, também do PSDB.
Segundo o vice-prefeito de Mongaguá, a implantação de um trem turístico deverá fortalecer ainda mais o desenvolvimento da região. “Nosso próximo passo será conversar com representantes da ALL (América Latina Logística) sobre o assunto”.
A linha férrea pretendida pelo consórcio encontra-se desativada já a muitos anos, sendo que a concessão da operação do trecho ficou para a extinta empresa America Latina Logística, que foi incorporada pela RUMO Logística.
A empresa já manifestou desinteresse na reativação do trecho de linha férrea mais de uma vez.