Banhistas e comunidade local poderão participar das atividades de Educação Ambiental e coleta de resíduos na praia. Materiais recolhidos serão encaminhados à cooperativa de Peruíbe
Na próxima semana, nos dias 5 e 6 de novembro, acontecerão os Mutirões de Limpeza das Praia da Juréia, em Iguape e Praia Barra do Una, em Peruíbe. O objetivo é a melhoria da qualidade ambiental por meio da promoção da conscientização e mobilização pública sobre a problemática do lixo no mar e da gestão adequada dos resíduos sólidos.
O evento é uma iniciativa do Programa Mar Sem Lixo (PMSL), da Fundação Florestal, organizado em Iguape, pela gestão do Parque Estadual do Prelado, e em Peruíbe pela gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una. A atividade é uma parceria entre a Fundação Florestal e a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), e tem como foco o envolvimento da comunidade local, com a participação de escolas e apoio das cooperativas de catadores de recicláveis de Peruíbe.
Os banhistas e demais participantes do mutirão deverão se reunir no local a partir das 9h. No ponto de encontro, será servido um breve café da manhã de confraternização. A parir das 9h30, se iniciarão as atividades de coleta dos resíduos na praia. Os participantes também estão convidados para participar das atividades de triagem dos resíduos coletados, ocasião em que os monitores do projeto fornecerão mais informações sobre os diferentes tipos de resíduos e seus processos de reciclagem.
O PMSL tem como objetivo geral prevenir e combater o escape e lançamento de lixo no oceano, buscando a conservação do ambiente marinho, especialmente das Unidades de Conservação Costeiras, Insulares e Marinhas, além de contribuir para a mudança de comportamento da sociedade.
“Tamanho objetivo demanda da Fundação Florestal ações em diferentes frentes, principalmente intervenções de educação ambiental e de parcerias como esta, que complementam a atuação do programa no território a partir das limpezas de praia, ação já realizada pelas unidades e que tem se mostrado ao mesmo tempo muito mobilizadora e educadora”, afirma Bianca Meneguetti, porta-voz da Fundação.
Sobre a logística reversa do vidro
Sejam em forma de embalagens ou no formato plano, o vidro é um material altamente reciclável. Com todos os esforços que o setor de vidro vem fazendo, incluindo ações de educação ambiental como os mutirões de limpeza de praias, o Índice Nacional de Reciclagem de Vidro no Brasil subiu de 25% em 2020 para 30% em 2023.
“Geralmente, o vidro corresponde a uma menor parte dos resíduos coletados nas praias, mas nós queremos de todo modo aproveitar a oportunidade para sensibilizar a população sobre as possibilidades de reciclagem desse material, que são infinitas”, afirma a gerente de Sustentabilidade da Abiviro, Carloline Morais.
O uso das embalagens de vidro tem uma vida útil bastante longa. As garrafas de cerveja, por exemplo, são reutilizadas em média 35 vezes. Em alguns casos esses ciclos também podem chegar a 10 anos de reutilização.
Ao contrário de outros materiais, o uso do vidro reciclado (caco) é economicamente vantajoso para as fábricas do setor vidreiro, garantindo o mesmo nível de qualidade, mas com um custo mais baixo de produção. A Abividro estima que o consumo energético de uma fábrica de vidro cai 2% a cada 10% de caco de vidro utilizados na produção.
Serviço:
Evento: Mutirão de Limpeza da Praia
Data: 5 de novembro de 2024
Local: Praia da Juréia em Iguape
Hora: Das 9h às 13h
Data: 6 de novembro de 2024
Local: Praia Barra do Una, em Peruíbe
Hora: Das 9h às 13h