Cidadão

Peruíbe moderniza iluminação pública

Novos bairros têm recebido pontos de luz nos últimos dias em locais que não tinham o serviço. Programa também substitui lâmpadas por uma iluminação mais forte e que gera economia de aproximadamente 70% aos cofres públicos

As ruas de diversos bairros de Peruíbe receberam novos pontos de luz nos últimos dias. Bairros como São José, Ribamar, Barra de Jangada, Veneza, Vila Romar, Cidade Nova Peruíbe, Oásis e Jardim Santa Gabriela foram contemplados com o programa Mais Iluminação, que tem criado nos últimos três anos mais pontos de luz em locais que ainda não tinham o serviço, além de substituir as lâmpadas da cidade por uma iluminação mais forte, com uma economia de 68% aos cofres públicos do município.

De acordo com o diretor de departamento David Veronezi, este é o primeiro de sete lotes com o total de 800 novos pontos. “Só no São José foram 115 luminárias.”. Ele explica que a instalação foi feita em locais que ainda não contavam com iluminação e que, nesta primeira fase, a Elektro, concessionária responsável pela iluminação na cidade, liberou inicialmente a instalação de 173 pontos. “Assim que a Elektro liberar, continuaremos a instalação dos demais. Até o fim do ano a gente tem certeza que todos estarão instalados”. Em 2019, foram 340 pontos.

Esse era um dos principais problemas que os moradores de Peruíbe enfrentavam até o fim de 2016 e que nos últimos três anos têm sido solucionados por meio de investimentos no setor. Além da iluminação de vias, a prefeitura também têm investido na iluminação de locais que promovem esporte e lazer como a faixa de areia da região central e dois dos principais campos de futebol da cidade que também foram contemplados pelo programa.

O prefeito Luiz Mauricio explica que muitas vias, por exemplo, já tinham poste e energia elétrica, mas não tinham iluminação. “O objetivo é trazer segurança e comodidade para a população. São mais de 1.000 pontos de luz espalhados por toda a cidade.”

Outra ação que foi feita pela Administração Municipal foi a substituição de mais de 2.000 pontos de luz de vapor de sódio e metálico que estão recebendo luminárias de LED. A ideia, segundo o chefe do Executivo, foi de dar uma melhor eficiência no serviço e também trazer uma economia ao município, além de sustentabilidade.

Na avenida Gov. Mário Covas Jr, que contempla toda a orla da praia, mais de 500 pontos já foram substituídos de forma gratuita. Isso porque a Elektro passou a custear o serviço por meio de uma gestão feita pela Prefeitura para que a Administração Municipal assumisse o parque de iluminação. O mesmo também nas principais vias da cidade, como as avenidas João Abel, Padre Anchieta, Luciano de Bona, Tancredo Neves, Rua da Estação e 24 de Dezembro. Ao todo, já foram feitas as correções de aproximadamente 2.000 pontos escuros nas principais vias.

Ao assumir o parque de iluminação, a Prefeitura contratou uma empresa e passou a ser responsável por 19 mil pontos de luz. De acordo com Mauricio, desde então a manutenção e o serviço passaram a ser muito elogiados pela população na cidade. “Todo canto que eu vou a gente escuta a população falando: ‘Olha, liguei no 0800 e deu certo’. E a gente fica feliz com o resultado.” Por meio desse serviço, já foram substituídas mais de 9.000 lâmpadas que estavam queimadas ou com defeito. A solicitação pode ser feita pelo 0800 777 4780. A ligação é gratuita.

Mais Peruíbe - Tudo que você quer e muito mais.

Copyright © 2021 Mais Peruibe

Sobe