A auxiliar de enfermagem Lourdes Marina Fermino, de 55 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Peruíbe, no litoral de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (21). A profissional de saúde fez aniversário na última terça-feira (19) e considera a imunização um presente.
“Estou me sentindo cheia de esperança desse vírus ser controlado e assim podermos ter uma vida livre, sem restrições comportamentais. Liberdade de ir e vir sem medo de contaminar ninguém e de não ser contaminada. Enfim, para mim foi um presente mais que maravilhoso por ser o mês do meu aniversário”, afirma.
As primeiras 642 doses do imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac, fabricado no Brasil Instituto Butantan, chegaram à cidade por volta das 13h50 de quarta-feira (20), e foram encaminhadas pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. Com isso, a vacinação na cidade teve início por volta das 7h30 desta quinta-feira, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Segundo a prefeitura, conforme orientação expressa do governo, as doses serão destinadas aos profissionais de saúde, que tem no grupo 1.286 trabalhadores. O material foi armazenado no Departamento Municipal de Vigilância em Saúde, e a vacinação acontecerá na UPA e na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município.